Principal índice fecha em alta com forte desempenho do mercado italiano
Por Danilo Masoni e Atul Prakash
MILÃO/LONDRES (Reuters) - As bolsas europeias avançaram nesta sexta-feira, encerrando uma semana de perdas em alta com o mercado de Milão tendo desempenho superior graças a um rali nos papéis de seus bancos.
As ações receberam um impulso no final da sessão do relatório mais forte que o esperado de emprego nos Estados Unidos.
O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subiu 1,49 por cento, a 1.296 pontos. O índice pan-europeu STOXX 600 avançou 1,62 por cento, a 327 pontos, mas ainda assim encerrou a semana com perdas de 1,5 por cento devido às persistentes preocupações com as consequências econômicas e políticas da decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (UE).
"As preocupações com a saída britânica são refletidas muito bem nos preços das ações, então a questão é quanto haverá de sofrimento antes do alívio. Provavelmente ainda está um pouco longe", disse o chefe de estratégia de ações do Baader Bank Gerhard Schwarz.
O índice de Milão superou o restante da região e terminou com alta de 4,08 por cento, com os bancos Intesa Sanpaolo, Banco Popolare e UniCredit registrando ganhos entre 8,7 e 18,4 por cento.
Fraqueza de capital e alto nível de inadimplência colocaram os bancos italianos no centro das preocupações imediatas dos investidores após o referendo britânico. Mas nesta sexta-feira operadores disseram que havia algum otimismo de que poderia ser alcançada uma solução para que os bancos italianos reduzissem a inadimplência.
O índice bancário europeu, setor com pior performance desde o referendo britânico e até agora este ano, avançou 3,8 por cento.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,87 por cento, a 6.590 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 2,24 por cento, a 9.629 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,77 por cento, a 4.190 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 4,08 por cento, a 16.066 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 2,22 por cento, a 8.185 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,55 por cento, a 4.455 pontos.