Obama pede a Merkel processo ordenado em saída britânica da UE
VARSÓVIA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu neste sábado à chanceler alemã, Angela Merkel, para assegurar uma transição ordenada em busca de uma relação estreita entre Reino Unido e União Europeia depois que os britânicos deixarem a UE, disse uma autoridade da Casa Branca.
Na reunião realizada nos bastidores de uma cúpula da Otan em Varsóvia, "o presidente e a chanceler reafirmaram a necessidade de um processo ordenado para determinar as futuras relações entre o Reino Unido e a UE", afirmou a autoridade.
"Eles concordaram que uma relação altamente integrada entre britânicos e UE é do interesse da comunidade transatlântica."
Os líderes da UE disseram que o Reino Unido só pode manter o pleno acesso ao seu mercado único lucrativo, incluindo seu setor de serviços financeiros, se continuar a permitir a livre circulação dos trabalhadores da UE e cumprir as regras da UE. As duas candidatas a suceder o primeiro-ministro David Cameron disseram que pretendem restringir a imigração.
(Reportagem de Ayesha Rascoe)