Militares colombianos e guerrilheiros das Farc se enfrentam, apesar de cessar-fogo

BOGOTÁ (Reuters) - Forças Armadas da Colômbia se enfrentaram com guerrilheiros das Farc na selva esta semana, disseram o governo e o grupo rebelde, poucas semanas depois de um acordo entre eles para cessar hostilidades bilaterais.

    O governo da Colômbia disse neste domingo que o enfrentamento foi há dois dias, quando os soldados encontraram insurgentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no município de La Uribe, em uma área ao sul do país com alta presença guerrilheira, e que vários deles foram feridos.

    "Uma patrulha de nossas forças de intervenção rápida que estava fazendo controle territorial encontrou uma patrulha Farc e houve combate", informou o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas a repórteres.

    As Farc expressaram em comunicado que a luta ocorreu porque as tropas militares quebraram protocolos estabelecidos no acordo para encerrar as hostilidades, sem dar mais detalhes.

    O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder das Farc, Rodrigo Lodoño, conhecido como "Timoshenko", assinaram em 23 de junho um cessar-fogo bilateral histórico, que marca o fim de meio século de confronto armado, que deixou cerca de 220 mil mortos.

 (Por Nelson Bocanegra)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos