Exportações de minério para China do porto australiano de Hedland sobem para recorde
SYDNEY (Reuters) - Remessas recordes de minério de ferro para a China foram embarcadas pelo porto australiano de Port Hedland em junho, uma vez que as grandes produtoras BHP Billiton e a Fortescue Metals operaram próximo à capacidade máxima com estoques inchados nos portos chineses.
A maior parte do minério que ambas as companhias produzem é enviado à China, onde importações de grau superior estão substituindo minério doméstico de menor qualidade em fábricas chinesas de aço.
Embarques para a China do porto do Oceano Índico subiram para 34,5 milhões de toneladas em junho ante 31,7 milhões de toneladas em maio, superando o recorde anterior de 33,9 milhões de toneladas em março, de acordo com a Pilbara Ports Authority.
Estoques de minério de ferro importado em grandes portos chineses registravam 104,5 milhões de toneladas em 11 de julho, o número mais alto desde dezembro de 2014, de acordo com dados seguidos pela consultoria SteelHome.
O total de embarcações de minério de ferro do porto — o maior do mundo do tipo — subiram para 41,8 milhões de toneladas em junho, também um recorde, ante 39,4 milhões de toneladas em maio, mostraram dados do porto.
(Reportagem de James Regan)