Imagens de satélite mostram atividade em local de testes nucleares da Coreia do Norte

WASHINGTON (Reuters) - Imagens recentes de satélite mostram um alto nível de atividade num local de testes nucleares da Coreia do Norte, mas não está claro se as atividades são de manutenção ou preparação para um quinto teste nuclear, disse nesta segunda-feira um projeto de monitoramento do país asiático com base nos Estados Unidos.

Um relatório no site 38 North afirmou que imagens de satélite comercial de 7 de julho não tinham resolução alta o suficiente para determinar a natureza exata das atividades no local de testes Punggye-ri.

Mas o relatório acrescentou: "Está claro que a Coreia do Norte está assegurando que a instalação esteja num estado de prontidão que permita a condução de testes nucleares futuros se a ordem vier de Pyongyang.”

O relatório no site, que é administrado pela Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade John Hopkins, afirmou que a imagem mostra suprimentos ou equipamentos empilhados e o que poderiam ser carrinhos de mineração, indicando que trabalhos num túnel estariam em andamento.

Especulações de que a Coreia do Norte pode realizar um quinto teste nuclear se intensificaram depois de os Estados Unidos colocarem no dia 6 de julho o líder do país, Kim Jong Un, em uma lista negra por abuso dos direitos humanos.

A Coreia do Norte disse na semana passada que está planejando uma resposta dura ao que chamou de "declaração de guerra" dos EUA.

(Por David Brunnstrom)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos