Líderes alemães exigem de nova premiê britânica clareza sobre saída da UE

Por Elizabeth Piper e Kylie MacLellan e William James

LONDRES (Reuters) - Líderes da Alemanha aumentaram a pressão sobre a nova primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, nesta terça-feira, exigindo que esclareça rapidamente quando vai iniciar os procedimentos de separação da União Europeia.

"A tarefa da primeira-ministra... será obter clareza sobre a questão de que tipo de relacionamento o Reino Unido quer construir com a União Europeia", disse a chanceler alemã, Angela Merkel, em uma coletiva de imprensa.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, disse que essa clareza é necessária com rapidez para limitar a incerteza após a chocante decisão de rompimento, que abalou o bloco de 28 nações e colocou décadas de integração europeia em marcha à ré.

May, de 59 anos, vai assumir na quarta-feira o lugar de Cameron, que anunciou sua renúncia depois que os britânicos discordaram de sua posição e votaram no mês passado em um referendo que decidiu a desfiliação do país da UE. Ao chegar e partir da última reunião de gabinete de Cameron, ela acenou um tanto desajeitadamente da porta de entrada da residência oficial do premiê, o número 10 de Downing Street, que em breve será sua moradia.

A nova premiê vai enfrentar a tarefa gigantesca de desvencilhar o Reino Unido de um verdadeiro emaranhado de leis da UE, acumuladas ao longo de mais de quatro décadas, e negociar novos termos comerciais, ao mesmo tempo limitando os danos em potencial à economia.

A libra esterlina subiu 1,2 por cento em comparação com a moeda norte-americana, ficando em cerca de 1,3150 dólar, fortalecida pela indicação da nova premiê semanas antes do esperado devido à desistência da principal adversária de May.

Os líderes alemães se pronunciaram depois de o principal aliado de May, Chris Grayling, parecer arrefecer as esperanças dos parceiros britânicos na UE de que a ascensão surpreendentemente rápida de May possa acelerar o processo de rompimento e solucionar a incerteza que paira no bloco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos