Marta tenta na quarta Olimpíada ouro inédito para futebol feminino do Brasil
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A meia-atacante Marta foi convocada nesta terça-feira para sua quarta Olimpíada e terá possivelmente a última chance de coroar sua vitoriosa carreira com a medalha de ouro inédita para o futebol feminino do Brasil.
O técnico da seleção brasileira, Vadão, chamou 18 jogadoras para o grupo principal e mais quatro para uma lista de suplentes. Além de Marta, eleita melhor jogadora do mundo por 5 vezes, o grupo tem atletas experientes, como Formiga e Cristiane.
Assim como no masculino, o time feminino do Brasil nunca conquistou o ouro olímpico e os dois grupos poderão fazer história em casa, nos Jogos do Rio de Janeiro.
“Não podemos comparar masculino com feminino, mas a pressão é natural; estamos diante do nosso público, da nossa torcida e todo o trabalho foi feito. Temos a nossa autopressão. Marta, Formiga e Cristiane (as mais experientes) estão muito ligadas e sabem o quão importante é o ouro para o futebol feminino”, disse o treinador a jornalistas na apresentação da lista.
Vadão admite que busca com que a equipe ajude Marta a brilhar, mas que não dependa dela. “Queríamos que o time ajudasse a Marta a fazer o melhor, que é fazer gols e decidir os jogos e não depender da Marta o tempo todo. O trabalho foi todo feito nesse sentido”, afirmou.
Segundo o diretor da seleção feminina, Marco Aurélio Cunha, há várias equipes candidatas ao título olímpico no Rio.
“Das 12 seleções, há pelo menos 8 candidatas ao ouro olímpico como EUA, Canadá, Austrália e outros. Estamos bem preparados para contornar a pressão local, tomara que não seja exagerada”, declarou.
O Brasil já esteve perto do ouro em Atenas-2004 e em Pequim-2008, quando ficou com a medalha de prata.
A estreia da seleção na Rio 2016 será no dia 3 de agosto contra a China, às 16h, no Estádio Nilton Santos, no Rio. O segundo confronto é contra a Suécia, dia 6, às 22h, no mesmo local. A última partida da fase de grupos será contra a África do Sul, dia 9, na Arena da Amazônia, em Manaus.
Veja a lista de convocadas:
Goleiras: Bárbara e Aline
Zagueiras: Mônica, Rafaelle, Bruna Benites, Érika,
Laterais: Fabiana, Poliana, Tamires
Meias: Formiga, Thaisa, Andressinha, Marta
Atacantes: Debinha, Cristiane, Andressa Alves, Bia Zaneratto, Raquel
* As suplentes são Luciana, Camila, Darlene e Thais Guedes
(Por Rodrigo Viga Gaier)