Nadadora holandesa Dekker estará nos Jogos do Rio após cirurgia por câncer

(Reuters) - A nadadora holandesa Inge Dekker, que foi diagnosticada com câncer cervical em fevereiro e passou por cirurgia em março, vai participar de sua quarta Olimpíada após ser nomeada nesta terça-feira em uma equipe forte de 17 nadadores para os Jogos do Rio no próximo mês.

A mulher de 30 anos, que ganhou um ouro no revezamento 4x100 m livre em Pequim em 2008, bem como um bronze em 2004 e uma prata em 2012, ficou de fora do campeonato europeu em Londres em maio quando continuava sua recuperação.

As mulheres holandesas ganharam a prata no revezamento no mundial de Kazan, na Rússia, no ano passado, com a tricampeã olímpica Ranomi Kromowidjojo, Femke Heemskerk, Maud van der Meer e Marrit Steenbergen.

Mais de quatro nadadoras são frequentemente incluídas nos times de revezamento, com reservas separadas para as baterias classificatórias antes das quatro melhores competirem na final.

Os sete homens da equipe, que treinarão na Sardenha antes de embarcar para o Brasil, serão liderados pelo campeão europeu dos 200 metros livre Sebastiaan Verschuren. Dez do 17 são estreantes olímpicos.

"É bom ver a mistura entre nadadores olímpicos experientes e novos talentos" disse o diretor administrativo do time de natação holandês, Jan Kossen. "O número de novatos nesses Jogos também dá confiança para o futuro".

(Por Alan Baldwin)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos