Ministro da Cultura está na Turquia; Itamaraty diz acompanhar situação de brasileiros

(Reuters) - O ministro da Cultura, Marcelo Calero, está na Turquia para a 40ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco e aguarda no hotel os desdobramentos de uma tentativa de golpe militar no país, informou a pasta em comunicado.

De acordo com o Ministério da Cultura, a comitiva brasileira "está bem" e "em constante contato com o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília", além de contar com apoio do Consulado Geral do Brasil em Istambul.

Até o momento não há a confirmação do cancelamento da reunião, segundo a pasta.

O Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro acompanha com atenção a situação na Turquia e "recomenda aos cidadãos brasileiros residentes ou de passagem por aquele país que tomem as medidas necessárias para garantir sua segurança até que a situação se normalize".

Em comunicado, o Itamaraty acrescentou que a embaixada em Ancara e o consulado em Istambul estão atentos à situação dos brasileiros, inclusive aqueles que integram delegações oficiais em visita à Turquia.

Militares da Turquia disseram nesta sexta-feira que tomaram o poder, mas o governo eleito afirmou que a tentativa de golpe será controlada, em uma disputa em que foram ouvidas explosões e disparos contra o Parlamento em Ancara.

(Por Tatiana Ramil e Marcela Ayres)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos