Fabiana Murer anuncia aposentaria após Jogos do Rio
SÃO PAULO (Reuters) - A brasileira Fabiana Murer, duas vezes campeã mundial no salto com vara, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria do esporte, depois de um desempenho ruim nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Aos 35 anos, Fabiana, que também foi campeã da Liga Diamante, assumirá novas funções dentro do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Ela será manager institucional - responsável, entre outras funções, pelo relacionamento do clube com federações e confederações nacionais e internacionais.
"O esporte mudou a minha vida. Graças ao apoio que tive, pude me desenvolver e também desenvolver o salto com vara no Brasil", disse Fabiana em comunicado.
"Quero levar toda essa experiência para o futuro e por isso aceitei o convite", acrescentou.
Fabiana Murer ficou fora da final nos Jogos Rio 2016, neste mês, depois de anunciar, dias antes da competição, que estava com uma hérnia de disco cervical, na sua terceira decepção em Olimpíadas.
Em Pequim 2008 ela não conseguiu saltar como gostaria na final após uma de suas varas desaparecer, e em Londres 2012, decidiu não saltar por causa do forte vento.
Fabiana tornou-se uma esperança de medalha para o Brasil no Rio ao conquistar sua melhor marca da carreira, 4,87 metros, justamente nesta temporada.
Outro atleta que decidiu se aposentar foi o maratonista Marílson Gomes dos Santos, de 39 anos, bicampeão da Maratona de Nova York, tricampeão da São Silvestre e recordista sul-americano dos 5.000 m, 10.000 m e da meia-maratona. Ele vai trabalhar junto às categorias de base do clube BM&FBOVESPA.
(Por Tatiana Ramil)