Statoil corta custos de mega campo na Noruega e eleva plano de produção
STAVANGER, Noruega (Reuters) - A petroleira estatal norueguesa Statoil disse nesta segunda-feira que resuziu custos de desenvolvimento em cerca de 20 por cento para a primeira fase do seu gigante campo petrolífero de Johan Sverdrup, enquanto elevou fortemente a produção esperada.
A fase inicial da maior descoberta de petróleo do Mar do Norte em mais de três décadas agora deve custar 99 bilhões de coroas norueguesas (11,96 bilhões de dólares), ante uma previsão inicial de 123 bilhões de coroas, disse a Statoil.
A produção na primeira etapa foi estimada em 440 mil barris de petróleo por dia, bem acima das previsões anteriores entre 315 mil e 380 mil barris por dia, confirmando estimativas anteriores dadas pela parceira no projeto Lundin Petroleum, da Suécia.
"Estamos vendo agora os resultados de uma boa cooperação entre a Statoil, seus parceiros e seus fornecedores. Estamos reduzindo fortemente os custos de investimento e estamos aumentando a capacidade de processamento, a estimativa de recursos e o valor do campo", disse o presidente da petroleira, Eldar Saetre, em uma coletiva.
O preço de equilíbrio para todo o projeto está agora abaixo de 30 dólares por barril --era de 25 dólares para primeira fase-- e será possível reduzi-lo ainda mais, disse a Statoil.
(Por Gwladys Fouche e Stine Jacobsen)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7509)) REUTERS TF LC