Democratas acionam FBI sobre alegações de que Rússia buscaria influenciar eleições nos EUA
Por Dustin Volz
WASHINGTON (Reuters) - Democratas no Congresso norte-americano, incluindo Harry Reid, líder do partido no Senado, pediram ao FBI para investigar suspeitas de que o governo russo estaria tentando minar as eleições presidenciais norte-americanas por intermédio de ciberataques que poderiam incluir manipulação de resultados eleitorais.
"A possibilidade de um governo hostil buscando ativamente minar as nossas eleições livres e justas representa uma das ameaças mais extremas à nossa democracia desde a Guerra Fria", afirmou Reid numa carta a James Comey, diretor do FBI.
A carta de Reid, com data de sábado, foi primeiramente obtida pelo The New York Times e divulgada no site do jornal na segunda-feira.
Em seguida, nesta terça-feira, uma carta de quatro democratas pede que Comey avalie se líderes de campanha trabalhando para o candidato republicano a presidente, Donald Trump, poderiam estar em conluio com interesses russos na realização de recentes ações hackers contra o Comitê Nacional Democrata e o Comitê da Campanha Democrata ao Congresso com o objetivo de “interferir nas eleições presidenciais dos EUA”.
Essa carta foi assinada pelos deputados Elijah Cummings, John Conyers, Elliot Engel e Bennie Thompson. Cada um deles atua como o principal democrata em diferentes comitês do Congresso. Os republicanos controlam tanto a Câmara quanto o Senado.