Com o Fed perto de objetivos, alta dos juros pode blindar economia, diz Rosengren

(Reuters) - O Federal Reserve, banco central norte-americano, deve atingir suas metas de inflação e emprego em breve e deve considerar que altas das taxas de juros mais rápidas podem conter os riscos à economia, afirmou nesta quarta-feira o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren.

Em outra indicação do Fed de que de um aperto da política monetária está no horizonte, Rosengren afirmou que a alta dos juros deveria depender em parte dos riscos à estabilidade financeira. Ele destacou que, à medida que o desemprego vem caindo em meio a taxas de juros em mínimas recordes, os preços de ativos como imóveis comerciais "têm subido de forma dramática".

Com a economia em ou perto do emprego pleno e a inflação "se aproximando" da meta de 2 por cento, ele disse, o chamado duplo mandato do Fed "deve ser alcançado relativamente em breve".

Em declarações preparadas para uma conferência na China, Rosengren, que é considerado relativamente "dovish", não mencionou se espera uma alta dos juros antes do final do ano, e reiterou que o Fed busca um aperto monetário gradual e lento que sustente o crescimento econômico dos EUA.

(Reportagem de Jonathan Spicer)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos