Tempestade tropical se aproxima da Flórida e furacão ameaça Havaí

(Reuters) - Meteorologistas emitiram um alerta de tempestade tropical nesta quarta-feira para a costa do Golfo da Flórida, onde estão sendo feitos preparativos para inundações e ventos fortes que representam risco de morte, e moradores do Havaí foram alertados a respeito da aproximação de um furacão.

Alguns governos locais do Estado da Flórida começaram a distribuir sacos de areia enquanto a depressão tropical avança rumo à costa do Golfo, onde até 37,5 centímetros de chuva podem cair de Indian Pass sobre a Língua de Terra da Flórida ao longo do Golfo do México até o norte de Tampa, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA em um alerta no início da manhã.

"As pessoas localizadas dentro destas áreas deveriam estar preparadas para adotar todas as ações necessárias para proteger suas vidas e suas propriedades da elevação das águas", disse o centro.

O centro também emitiu um alerta de furacão para a costa, dizendo que o sistema, que atualmente chega aos 55 quilômetros por hora com picos de ventos até mais fortes, deve ganhar força à medida que segue para o leste.

Enchentes, surtos de tempestades, ventos intensos e tornados ameaçam a região, que pode começar a sentir os efeitos da tempestade no final desta quarta-feira, disse o governador da Flórida, Rick Scott, em um comunicado.

Em sua trajetória atual, o sistema pode atingir o continente no centro-norte da Costa do Golfo dos Estados Unidos na quinta-feira, levando tempestades para o Estado da Geórgia e para o leste das Carolinas a caminho do Oceano Atlântico.

A Flórida elevou o status de ativação de seu Centro Estadual de Operações de Emergência na terça-feira para iniciar os preparativos. Outra depressão tropical também sem nome estava rumando para o mar nesta quarta-feira depois de ameaçar a costa da Carolina do Norte, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Na Big Island, os moradores foram alertados na terça-feira a respeito de um furacão que deve levar ventos fortes e chuvas pesadas à ilha havaiana.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) rastreou o Furacão Madeline cerca de 380 quilômetros a leste da cidade de Hilo perto das 11h locais na terça-feira. A tempestade estava prevista para "passar perigosamente perto" nesta quarta-feira, o que levou o NWS e emitir um alerta de furacão para a ilha.

O Madeline foi classificado como um furacão de Categoria 1, com ventos máximos de 150 quilômetros por hora, afirmou o serviço.

(Por Brendan O'Brien em Milwaukee)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos