Bolsas dos EUA caem puxadas por ações de energia, mas sobem na semana

(Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos recuaram nesta sexta-feira, pressionados pelas ações de Facebook e Apple e com os preços baixos do petróleo o setor de energia, mas os grandes índices ainda registraram ganhos durante a semana.

O Dow Jones caiu 0,71 por cento, a 18.261 pontos, o S&P 500 perdeu 0,57 por cento, a 2.164 ponto. O Nasdaq recuou 0,63 pontos, a 5.305 pontos. Na semana, O Dow subiu 0,76 por cento, o S&P 500 avançou 1,2 por cento e o Nasdaq ganhou 1,17 por cento.

O índice de energia teve a pior performance entre os grandes setores do S&P, caindo 1,3 por cento. O petróleo caiu 4 por cento, por sinais de que Arábia Saudita e Irã tiveram pouco progresso num acordo antes das conversas entre exportadores de petróleo com objetivo de congelar a produção.

Facebook caiu 1,6 por cento, a maior queda no S&P. O jornal The Wall Street Journal noticiou que a rede social superestimou o tempo de visualização de anúncios de vídeo.

Mesmo assim, o S&P 500 registrou sua melhor performance semanal em mais de dois meses. As ações tiveram um impulso na quarta-feira, quando o Federal Reserve dos EUA decidiu manter as taxas de juros estáveis, mantendo inalterado o ambiente de juros baixos que ajudou a alimentar o mercado altista.

"Acho que após alguns dias fortes e um pouco de fraqueza na energia, o pessoal está realizando alguns lucros antes do fim de semana", disse o administrador de portfólios Gary Bradshaw, da Hodges Capital Management. "Eu só acho que o mercado vai continuar subindo com dificuldades".

(Por Lewis Krauskopf)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos