Fifa nomeia Van Basten como diretor de desenvolvimento técnico
ZURIQUE (Reuters) - A Fifa nomeou Marco van Basten como seu diretor desenvolvimento técnico nesta sexta-feira, quando seu presidente, Gianni Infantino, encarregou o Jogador do Ano de 1992 de ajudar a "proteger" o esporte.
Em seu novo papel, que assume na semana que vem, o holandês irá comandar todas as áreas técnicas, da inovação na tecnologia do futebol à arbitragem.
"Marco van Basten é futebol", disse Infantino em um comunicado. "Debatendo com ele nos últimos meses e ouvindo sua visão do esporte, sabendo, é claro, o que ele fez pelo esporte, para mim ficou imediatamente claro que Marco van Basten é um recurso fantástico para a Fifa, para toda a área técnica da Fifa."
"Temos que prezar o futebol, temos que proteger o futebol e desenvolver o futebol. Marco é um grande especialista, não só uma lenda. Há muito que ele pode fazer pelo futebol, para o esporte e ao redor do campo no mundo", completou.
Hoje com 51 anos, o ex-atacante do Ajax e do Milan vinha trabalhando como técnico assistente da seleção da Holanda. No mês passado ele disse que acertou com o treinador holandês, Danny Blind, de ficar como assistente até o final do ano.
(Por Alan Baldwin em Londres)