Paris fica mais ambiciosa em segundo dia sem carro

PARIS (Reuters) - Metade das ruas e avenidas de Paris ficou sem carros neste domingo como parte da luta da prefeita Anne Hidalgo contra a poluição do ar, permitindo que famílias e turistas passeassem nas vias ao redor de monumentos como a Torre Eiffel e Champs-Elysees.

A proibição de carros incluiu uma parte maior da cidade do que no evento do ano passado, fechando mais de 650 km de vias na capital francesa e oferecendo atrações como sessões de patinação e um piquenique nas margens do Sena, perto prefeitura.

Para a prefeita, que fez da luta contra a poluição um dos seus principais temas de campanha em 2014, a meta permanece mostrar que Paris pode funcionar sem carros.

O conselho da cidade decidiu no ano passado proibir gradualmente quaisquer veículos a diesel fabricados antes de 2011, com base em uma maior consciência pública sobre a qualidade do ar depois de vários episódios de forte nevoeiro em Paris.

Desde 1º de julho, veículos feitos antes de 1997 não estão autorizados a circular durante a maior parte do dia na cidade, bem como motocicletas produzidas antes de junho 1999.

(Por Mathieu Rosemain)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos