R3 e 8 bancos testam com sucesso plataforma blockchain da Intel para negociação de títulos

NOVA YORK (Reuters) - A startup norte-americana de inovação financeira R3 anunciou nesta segunda-feira que ela e oito bancos, incluindo HSBC e State Street, testaram com sucesso uma plataforma blockchain com tecnologia Intel para a negociação de títulos.

A plataforma contém avançada tecnologia de contrato inteligente que permite a negociação, validação e liquidação de títulos do Tesouro dos Estados Unidos, assim como pagamentos automáticos de cupons e resgates, disse a R3 em comunicado.

A tecnologia blockchain dá sustentação à moeda digital bitcoin, permitindo o compartilhamento de dados em uma rede de computadores individuais. Ela ganhou popularidade mundial devido à sua reconhecida utilidade para registros e acompanhamento de ativos em praticamente todos os setores.

"Nossa meta na R3 é tentar reunir nossos membros com os players de tecnologia mais fortes e trabalhar colaborativamente para avaliar e acelerar esta tecnologia para a produção usando casos do mundo real", disse o presidente-executivo do Laboratório e Centro de Pesquisas da R3, Tim Grant.

A R3 está liderando um consórcio com mais de 60 das maiores instituições financeiras do mundo criado para desenvolver aplicações comerciais de tecnologia blockchain para o setor de serviços financeiros.

(Por Gertrude Chavez-Dreyfuss)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos