Audiência de debate entre Trump e Hillary pode ter se aproximado dos 80 milhões
NOVA YORK (Reuters) - A audiência televisiva do primeiro debate presidencial dos Estados Unidos entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump parece ter se aproximado dos 80 milhões de espectadores, um recorde para tais eventos estabelecido nos anos 1980, segundo dados iniciais da empresa de medição Nielsen citados pela mídia norte-americana nesta terça-feira.
Mas as informações iniciais das quatro maiores redes de TV do país levam a crer que o debate de 90 minutos da noite de segunda-feira, que foi transmitido por vários canais abertos e a cabo, não irá ultrapassar os 100 milhões de espectadores, como alguns analistas haviam previsto antes do confronto.
A revista Hollywood Reporter disse que dados preliminares da Nielsen revelaram que cerca de 45,8 milhões de norte-americanos assistiram ao evento nos canais ABC, CBS, FOX e NBC – um aumento de 23 por cento em relação à audiência inicial das mesmas emissoras no primeiro debate entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e o republicano Mitt Romney em 2012, que se traduziu em uma audiência geral total de 67,2 milhões de espectadores.
"Isso coloca o debate a caminho de romper o total de 2012 e muito provavelmente alcançar um pico histórico", relatou o Hollywood Reporter.
O debate presidencial norte-americano mais assistido foi o que opôs Ronald Reagan e Jimmy Carter em 1980, que atraiu 80,6 milhões de espectadores.
O site de mídia TVLine.com disse que as cifras preliminares sugerem que a audiência do embate Trump-Hillary na segunda-feira pode ter sido de cerca de 81 milhões de espectadores, mas que os números não serão tão altos quanto os do Super Bowl, evento anual de futebol americano que atrai mais de 100 milhões de espectadores e é o maior acontecimento televisivo dos EUA.
(Por Jill Serjeant)