Conmebol adota calendário anual para Libertadores e mantém Sul-Americana
ASSUNÇÃO (Reuters) - A Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou nesta terça-feira que vai adotar um calendário anual para a Copa Libertadores a partir de 2017, mantendo a disputa da Copa Sul-Americana para a segunda metade do ano.
Esta é uma das maiores mudanças na estrutura da Libertadores, competição mais importante em nível de clubes na América do Sul, desde sua criação, na década de 1960. As alterações abrangem inclusive a final, que será disputada em jogo único em campo neutro.
"Depois de uma análise cuidadosa das necessidades e características do futebol sul-americano, decidimos adotar um calendário anual para a Copa Libertadores", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, em um comunicado.
"Esta medida nos permitirá melhorar o desempenho esportivo em torneios nacionais, proteger os jogadores e potencializar a qualidade do jogo nas copas continentais", acrescentou.
A partir do próximo ano, a competição terá partidas entre fevereiro e novembro. A Copa Sul-Americana será disputada de final de junho até dezembro.
(Reportagem de Daniela Desantis)