Separatistas catalães vencem moção de confiança em teste de lealdade de simpatizantes

BARCELONA (Reuters) - O governo pró-independência da Catalunha venceu uma moção de confiança nesta quinta-feira, com o que espera angariar apoio para suas tentativas de se separar da Espanha em um momento de crise na política nacional.

Desencadeada por desavenças entre facções separatistas que detêm poder na assembleia regional catalã, a votação vitoriosa pelo placar de 72 a 63 serviu como uma demonstração de unidade enquanto líderes locais tentam levar adiante os planos de secessão.

O primeiro-ministro da rica região do nordeste espanhol, Carles Puigdemont, já havia dito que um êxito na votação iria acelerar as propostas de seu governo para formar um Estado catalão independente, com ou sem o consentimento da Espanha.

    Na quarta-feira, Puigdemont disse ao Parlamento catalão que está disposto a discutir os termos de um referendo com Madri, que vem se opondo firmemente a ele, mas que de qualquer maneira irá realizar a consulta em setembro próximo.

    Este é um sentimento compartilhado por outros catalães independentistas de Barcelona.

    "A situação atual com a Espanha é insolúvel", disse o corretor imobiliário local Jose Garcia no centro gótico da cidade perto da catedral da Sagrada Família, projetada por Gaudí. "Encontrar uma solução junto com a Espanha seria ideal, mas está parecendo cada vez mais difícil".

    Puigdemont convocou a moção de confiança em julho, quando o partido anticapitalista Candidatura de Unidade Popular (CUP), que anteriormente havia apoiado o governo de coalizão de partidos separatistas, derrubou o orçamento proposto para 2017 dizendo que ele havia sido ditado pelo governo central da Espanha.

(Por Sam Edwards)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos