Ações de empresa de armazenagem de dados Nutanix dispara em estreia nos EUA
(Reuters) - As ações da empresa de armazenagem de dados Nutanix dispararam mais de 80 por cento na estreia na bolsa de Nova York nesta sexta-feira, ressaltando o interesse de investidores por ofertas de companhias de tecnologia num ano relativamente calmo de IPOs.
A Nutanix vendeu 14,87 milhões de ações na quinta-feira, mais do que as esperadas 14 milhões, a 16 dólares por papel, acima da expectativa de 13 a 15 dólares. A companhia levantou na operação 238 milhões de dólares.
Nos primeiros negócios com as ações da empresa nesta sexta-feria, os papeis subiram para 29,67 dólares, avaliando a companhia em 4,05 bilhões de dólares, o dobro em relação à última rodada de levantamento de fundos realizada em 2014.
Várias empresas de tecnologia, em especial a Square no fim do ano passado, tiveram de definir os preços de seus IPOs abaixo das avaliações de mercado diante de preocupações de investidores sobre suas perspectivas de crescimento.
Entretanto, a valorização acima da esperada da Nutanix mostrou que ainda há demanda por empresas que estejam crescendo, mas ainda não são lucrativas.
A Nutanix foi criada há sete anos e tem tido prejuízos nos últimos anos, principalmente por conta de aumento nas despesas. O prejuízo líquido da empresa subiu em um terço, para 168,5 milhões de dólares em 12 meses até julho, mas a receita saltou 84 por cento, para cerca de 445 milhões de dólares.
As esperanças na Nutanix estão depositadas sobre tecnologias similares às usadas por Google e Amazon, que eliminam a necessidade de armazenamento externo de dados, aceleram a transferência deles e reduzem custos para os clientes. Esses sistemas unem servidores, armazenamento e software de virtualização em um único equipamento.
Entre os clientes da Nutanix estão empresas como Activision Blizzard, Best Buy e Nintendo.