Topo

EUA processam Edward Snowden por novo livro

Reprodução
Imagem: Reprodução

Makini Brice

Em Washington (EUA)

17/09/2019 16h45

Os Estados Unidos iniciaram uma ação civil nesta terça-feira contra Edward Snowden, ex-prestador de serviços da Agência Nacional de Segurança norte-americana que em 2013 vazou documentos secretos sobre vigilância de telefones e da internet, dizendo que seu novo livro viola acordos confidencialidade.

O Departamento de Justiça dos EUA disse que Snowden publicou o livro de memórias, "Permanent Record", sem submetê-lo à revisão de agências de inteligência, acrescentando que discursos feitos pelo delator também violaram acordos de sigilo.

Os EUA querem todo o lucro obtido por Snowden com o livro, disse o Departamento de Justiça. A ação civil também cita como acusados "entidades corporativas" por trás da publicação.

Não foi possível contatar um porta-voz de Snowden de imediato, e a editora Macmillan não respondeu a um pedido de comentário.

Snowden mora na Rússia desde que revelou detalhes dos programas de vigilância secreta das agências de espionagem dos EUA. Embora ele seja visto como um herói, autoridades norte-americanas querem submetê-lo a um julgamento criminal por ter exposto segredos dos EUA.