Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA impõem mais sanções ao Irã por ataques com mísseis

Imagens de satélite divulgadas pela Planet Labs mostram a base aérea do Iraque, que abriga tropas americanas, alvo de ataques pelo Irã - Por Arshad Mohammed e Nandita Bose
Imagens de satélite divulgadas pela Planet Labs mostram a base aérea do Iraque, que abriga tropas americanas, alvo de ataques pelo Irã Imagem: Por Arshad Mohammed e Nandita Bose

10/01/2020 14h12

Por Arshad Mohammed e Nandita Bose

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos impuseram mais sanções ao Irã nesta sexta-feira em retaliação por seu ataque com mísseis contra as forças norte-americanas no Iraque nesta semana e prometeram apertar ainda mais a economia iraniana se o governo daquele país continuar engajado no que Washignton descreve como atos terroristas.

Os alvos das sanções incluem os setores manufatureiro, de mineração e têxtil do Irã, além de autoridades iranianas que, segundo Washington, estavam envolvidas no ataque de 8 de janeiro.

Temores de que EUA e Irã estivessem caminhando para uma guerra cresceu na semana passada depois que um ataque por drone norte-americano matou o comandante iraniano Qassem Soleimani, estimulando o ataque de retaliação do Irã a instalações no Iraque que hospedam forças norte-americanas.

Ninguém foi ferido nos ataques iranianos e os dois lados parecem ter recuado à beira de um conflito total. O presidente Donald Trump prometeu na quarta-feira impor sanções adicionais, a resposta mais concreta dos EUA aos ataques.

As sanções foram anunciadas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, ao lado do secretário de Estado, Mike Pompeo, na Casa Branca.

As medidas visam oito importantes autoridades iranianas que, segundo Pompeo, são responsáveis pela violência do governo no exterior e pela repressão aos manifestantes no próprio país.

"Estamos atingindo o coração do aparato de segurança interna da República Islâmica. Os alvos dessas sanções incluem o secretário do Conselho Nacional Supremo e o comandante das forças Basij", disse Pompeo.

Um comandante da Guarda Revolucionária do Irã, que foi um dos sancionados na sexta-feira, considerou a nova medida dos EUA "simbólica".

"A imposição de sanções é simbólica para os Estados Unidos e para mim, porque essa medida não terá impacto econômico e não compensará a barragem de mísseis (do Irã) e não trará respeito a Washington", tuitou Mohsen Rezaie.

As tensões entre Washington e Teerã aumentaram desde que o presidente Donald Trump retirou unilateralmente os EUA do acordo nuclear do Irã em 2018 e começou a reimpor sanções que foram relaxadas sob o pacto.

Os EUA também sancionaram a compra de dólares pelo Irã, seu comércio de ouro e metais preciosos e suas transações com metais, carvão e software relacionado.

Richard Nephew, especialista da Casa Branca e do Departamento de Estado em sanções ao Irã durante o governo Obama, minimizou as medidas mais recentes, dizendo que grande parte do setor de metais já estava sob sanção, assim como a maioria das pessoas citadas.

"Isso é uma piada. Essas sanções têm como alvo um setor que supostamente está fora dos limites de qualquer modo e autoridades sêniores que na maior parte já é alvo de sanções", disse Nephew, agora pesquisador sênior e professor-adjunto da Universidade de Columbia.

As sanções de sexta-feira congelam todas as propriedades ou ativos que os alvos das sanções tenham sob a jurisdição dos EUA. Pessoas ou instituições financeiras estrangeiras envolvidas em determinadas transações com os alvos designados também podem ser expostas a sanções.