Topo

Esse conteúdo é antigo

Resultados finais mostram vitória apertada de Buttigieg em prévia democrata de Iowa

Pete Buttigieg, candidato nas primárias democratas para a vaga de seu partido na disputa pela Casa Branca - Spencer Platt/Getty Images North America/AFP
Pete Buttigieg, candidato nas primárias democratas para a vaga de seu partido na disputa pela Casa Branca Imagem: Spencer Platt/Getty Images North America/AFP

Amanda Becker e Michael Martina

Washington e Manchester (EUA)

07/02/2020 10h12

Pete Buttigieg venceu por pouco o caucus (termo em inglês para primária) presidencial democrata do estado norte-americano do Iowa, disse ontem o diretório estadual do partido, após um longo atraso na divulgação dos resultados da primeira disputa da corrida que escolherá o adversário do presidente republicano Donald Trump.

Buttigieg, ex-prefeito moderado de 38 anos de South Bend, em Indiana, derrotou o senador progressista Bernie Sanders por 26,2% a 26,1% no equivalente a delegados estaduais, que é o dado usado tradicionalmente para determinar o vencedor, após a contagem de 100% das zonas eleitorais, informou o Partido Democrata de Iowa.

A senadora Elizabeth Warren ficou em terceiro lugar, com 18%, o ex-vice-presidente Joe Biden em um decepcionante quarto lugar, com 15,8% dos votos, e a senadora Amy Klobuchar em quinto, com 12,3%.

Os resultados, que foram ofuscados por problemas técnicos e organizacionais, podem remodelar a corrida para a indicação presidencial democrata para a eleição de novembro e provocaram dúvidas sobre o futuro de Biden, que já esteve na dianteira.

Os democratas de Iowa foram a 1.600 escolas, centros comunitários e outros locais públicos na noite de segunda-feira (3) para escolher entre os 11 pré-candidatos.

Mas os postulantes já haviam deixado o estado e voltado a atenção para a primária seguinte, de 11 de fevereiro, em New Hampshire, antes de os resultados finais serem divulgados em duas levas na terça-feira.

Autoridades culparam falhas relacionadas a um novo aplicativo, usado para a contagem de votos, pelo atraso incomum no Iowa, o estado que tradicionalmente inicia a campanha presidencial nos Estados Unidos, que neste ano culmina em 3 de novembro.

Ontem, o presidente do Comitê Nacional Democrata, Tom Perez, pediu uma auditoria do caucus de Iowa, já que o problema técnico criou incertezas sobre a precisão da contagem.

"Quero fazer com que o eleitor de Iowa saiba que seu voto foi contado", disse Perez em uma entrevista ao canal MSNBC.

Ele disse que é improvável que uma revisão altere a composição dos 41 delegados do estado na Convenção Nacional Democrata.

O líder do Partido Democrata do Iowa, Troy Price, disse que o diretório local não planeja iniciar uma auditoria imediata e que só o fará se um pré-candidato a solicitar.

Antes de os resultados finais serem anunciados, Sanders agradeceu os cidadãos do Iowa pela "vitória muito forte que nos deram" na segunda-feira.

Indagado posteriormente em um evento da CNN se pedirá uma recontagem, Sanders disse: "Tivemos o suficiente de Iowa. Acho que temos que seguir para New Hampshire".

"Acho que, no final das contas, o senhor Buttigieg e eu teremos um número igual de delegados na convenção nacional."