Topo

Esse conteúdo é antigo

Número de mortes pelo novo coronavírus no Irã se aproxima de 4 mil

Haidar Hamdani/AFP
Imagem: Haidar Hamdani/AFP

07/04/2020 08h49

O total de casos do novo coronavírus no Irã aumentou para mais de 62 mil e o número de mortos se aproxima de 4 mil, segundo dados do Ministério da Saúde anunciados nesta terça-feira, mas uma autoridade de alto escalão sugeriu que os dados reais sobre a infecção podem ser muito maiores.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Kianush Jahanpur, disse à televisão estatal que mais 133 pessoas morreram em decorrência do vírus nas últimas 24 horas, elevando o número de mortes do Irã para 3.872. Quase 4.000 pessoas infectadas estão em estado crítico, acrescentou.

O número total de casos confirmados chegou a 62.589, com 2.089 novas infecções, disse Jahanpur.

No entanto, um membro da Força-Tarefa Nacional de Combate ao Coronavírus iraniana estimou que as infecções no país somam "cerca de 500.000", informou a agência de notícias estatal Irna.

"Muitas pessoas com sintomas mais leves não foram detectadas", afirmou Hamid Souri na segunda-feira.

O governo do Irã, que é o país do Oriente Médio mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, negou acusações de encobrir a escala da infecção.

Médicos e vários parlamentares afirmaram anteriormente que o número de casos confirmados e mortes é muito maior do que os dados oficiais sugerem.

O ministro da Saúde do Irã, Saeed Namaki, disse à TV estatal nesta terça-feira que cerca de 70 milhões de iranianos foram testados para o vírus. Este número não pôde ser confirmado independentemente.

"Pedimos que as pessoas fiquem em casa e sigam as orientações", disse Namaki.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse no domingo que as atividades econômicas de "baixo risco" serão retomadas a partir de 11 de abril e pediu aos iranianos que respeitem o distanciamento social aconselhado pelas autoridades de saúde para conter a propagação do vírus.