Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin diz que Rússia pode precisar do Exército no combate ao coronavírus

"Não temos nada de especial para nos gabar e certamente não devemos relaxar", acrescentou o presidente russo - Evgenia Novozhenina/Reuters
'Não temos nada de especial para nos gabar e certamente não devemos relaxar', acrescentou o presidente russo Imagem: Evgenia Novozhenina/Reuters

Vladimir Soldatkin e Tom Balmforth

13/04/2020 15h13Atualizada em 13/04/2020 16h17

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que pode precisar convocar o Exército para ajudar a combater a crise do novo coronavírus. O país registrou hoje seu recorde diário de novos casos de covid-19: 2.558.

Ao todo, a Rússia soma 18.328 casos confirmados da doença. Dezoito pessoas diagnosticadas com o vírus morreram desde domingo, elevando o número de mortes a 148. Embora crescente, o total continua muito mais baixo do que em países como Estados Unidos e Itália.

Moscou, a área mais atingida, e várias outras regiões impuseram o isolamento social, ordenando que os moradores só saiam de casa para comprar comida, buscar tratamento médico urgente, tirar o lixo ou ir trabalhar —se absolutamente necessário.

Putin criticou o que classificou como um desleixo em algumas regiões, o que permitiu que surtos locais se instaurassem, e fez um apelo a líderes regionais a aproveitarem "a defasagem de três a quatro semanas" em relação a Moscou.

"Esta reserva [de tempo] pode se derreter rapidamente. Ela não deve ser gasta impensadamente, precisa ser usada da maneira mais eficiente", disse Putin a autoridades em uma reunião realizada por videoconferência.

"Temos muitos problemas, não temos nada de especial para nos gabar e certamente não devemos relaxar", acrescentou.