Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump repudia retirada de estátua de Roosevelt do Museu de História Natural

A estátua de Theodore Roosevelt na entrada do Museu de História Natural de Nova York (EUA) - Caitlin Ochs - 19.jun.20/The New York Times
A estátua de Theodore Roosevelt na entrada do Museu de História Natural de Nova York (EUA) Imagem: Caitlin Ochs - 19.jun.20/The New York Times

Kanishka Singh

22/06/2020 13h39

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que se opõe à retirada da imponente estátua de Theodore Roosevelt da entrada do Museu Americano de História Natural da cidade de Nova York.

A medida foi anunciada pelo museu ontem, em meio a protestos antirracismo que acontecem nos EUA e no mundo desde a morte de George Floyd, um homem negro desarmado que estava sob custódia policial, no dia 25 de maio, na cidade norte-americana de Mineápolis.

A estátua mostra Roosevelt em um cavalo com um nativo norte-americano e um africano ao seu lado. Ela se destaca em um pedestal diante da principal entrada do museu, que fica diante do Central Park.

Roosevelt, republicano como Trump, foi presidente dos EUA entre 1901 e 1909. Conhecido por sua postura exuberante e ousada, ele realizou reformas antitruste e conservacionistas e o chamado acordo "Square Deal" e, dizem críticos, adotou uma abordagem intervencionista na política externa, o que incluiu projetar o poder naval de sua nação em todo o mundo.

Muitos críticos dizem que a estátua de Roosevelt simboliza discriminação racial e expansão colonial.

Ainda no domingo, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que a cidade concorda com o pedido do museu para remover a estátua porque ela "retrata pessoas negras e indígenas como subjugadas e racialmente inferiores".

"Ridículo, não façam isso", tuitou Trump nesta segunda-feira.

Nas manifestações antirracismo em andamento, manifestantes dos EUA e de todo o globo vêm exigindo que as autoridades derrubem monumentos que homenageiam figuras pró-escravidão dos Confederados e os arquitetos das colônias europeias.

"Para colocar simplesmente, chegou a hora de tirá-la", disse a presidente do museu, Ellen Futter, ao jornal The New York Times.

Ela explicou que a decisão da entidade se baseou na própria estátua, assim como em sua "composição hierárquica", e não em Roosevelt, e que o museu continua a homenageá-lo como um "conservacionista pioneiro".

O rosto de Roosevelt também é um dos de quatro presidentes — ele, George Washington, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln — que estão gravados em esculturas de granito de 18 metros de altura no Memorial Nacional do Monte Rushmore, em Dakota do Sul.

Trump critica os protestos antirracismo, dizendo que os manifestantes vêm se comportando mal.

"A turba descontrolada de esquerda está tentando vandalizar nossa história, profanar nossos monumentos — nossos lindos monumentos —, derrubar nossas estátuas e punir, cancelar e perseguir qualquer um que não se sujeite às suas exigências de controle absoluto e total. Não estamos nos sujeitando", disse ele a apoiadores em um comício na semana passada.