Topo

Resgate de baleias encalhadas na Austrália entra nos últimos dias

25.set.2020 - Equipes de resgate retiram baleia encalhada no sul da Austrália - Mell Chun/AFP
25.set.2020 - Equipes de resgate retiram baleia encalhada no sul da Austrália Imagem: Mell Chun/AFP

Paulina Duran

25/09/2020 12h00Atualizada em 25/09/2020 14h59

Agentes de resgate estavam tentando salvar as poucas baleias ainda encalhadas nas águas rasas do litoral da Austrália nesta sexta-feira.

Vendo o tempo se esgotar para os cerca de 20 mamíferos vitimados em um dos maiores episódios de encalhamento em massa da história no acidentado porto de Macquarie, na Tasmânia, os agentes já haviam conseguido salvar cerca de 94 do cardume de 470 baleias e cerca de 380 morreram.

"Nunca lidamos com um encalhamento deste tipo antes e estamos libertando até 94 animais, é um esforço tremendo", disse Kris Carlyon, bióloga especializada em conservação marinha que aconselha a equipe de reação do governo.

A maioria das baleias já libertadas deve se "reagrupar" e se recuperar do acontecimento traumático, disse Carlyon, mas algumas delas voltaram ao banco de areia e morreram.

A tentativa de resgate das baleias, uma espécie gregária que vive em águas profundas, envolveu uma equipe de mais de 100 agentes, voluntários e policiais e continuará na sexta-feira e no sábado na tentativa de salvar as últimas que restaram, disseram autoridades.

As autoridades também estão tentando conter as carcaças das baleias mortas, ao menos uma das quais se descobriu ter sido destroçada por predadores. Os cadáveres estão sendo separados em grupos e envoltos em barreiras flutuantes para tentar mantê-los em um lugar enquanto as autoridades se preparam para descartá-los no mar.