Maia diz que Câmara votará PEC da segunda instância até dezembro
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou hoje que os parlamentares vão votar ainda neste ano a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da segunda instância, que permite a prisão de condenados por decisão de um tribunal em segundo grau.
"A PEC da segunda instância estará votada até o final de dezembro", disse Maia ao programa Gabinete de Crise, do site O Antagonista. Segundo o deputado, o presidente da comissão especial que discute o tema, Marcelo Ramos (PL-AM), e o relator da proposta no colegiado, Fábio Trad (PSD-MS), estão conversando.
Em novembro do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) reviu o entendimento que vinha adotando desde 2016 ao acabar com a possibilidade de iniciar a execução da pena de prisão após condenação em segunda instância. O entendimento anterior deu impulso para a Operação Lava Jato, levando a uma série de prisões e pressionando o acerto de acordos de delação premiada.
Questionado sobre a votação de outra PEC, a do fim do foro privilegiado, o presidente da Câmara destacou que políticos já tiveram o foro por prerrogativa de função "derrubado" porque a maioria dos casos já está tramitando na primeira instância. Apesar disso, disse que a questão sobre pautar o foro está mais distante de um acerto.
"Acho que a segunda instância está um passo à frente", comparou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.