Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara dos EUA aprova projeto de reforma policial "George Floyd"

George Floyd, de 46 anos, foi sufocado enquanto era imobilizado por um policial branco que colocou seu joelho no pescoço dele por quase nove minutos, em 25 de maio - REPRODUÇÃO
George Floyd, de 46 anos, foi sufocado enquanto era imobilizado por um policial branco que colocou seu joelho no pescoço dele por quase nove minutos, em 25 de maio Imagem: REPRODUÇÃO

04/03/2021 11h50

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou hoje um projeto de lei que proíbe táticas policiais polêmicas e facilita processos contra policiais que violarem os direitos constitucionais de suspeitos, mas as perspectivas da medida no Senado são incertas.

Democratas impulsionaram a "Lei George Floyd de Justiça no Policiamento" na Câmara por 220 votos a 212, com o apoio de um único republicano, poucos dias antes de o ex-policial de Mineápolis Derek Chauvin ir a julgamento devido a uma acusação estadual de homicídio devido à morte de Floyd no ano passado.

Floyd, um afro-norte-americano de 46 anos, faleceu porque Chauvin se ajoelhou sobre seu pescoço durante quase nove minutos. Sua morte provocou semanas de protestos nacionais e globais, muitos dos quais liderados pelo movimento Black Lives Matter.

"Quantas pessoas mais têm que morrer, quantas pessoas mais têm que ser agredidas em vídeo" antes de as reformas policiais virarem lei, indagou a deputada democrata Karen Bass, que redigiu a legislação com o presidente do Comitê Judiciário da Câmara, Jerrold Nadler.

Ela disse que o projeto de lei "responsabilizará" a polícia quando direitos constitucionais forem violados, mas que também apoiará as forças locais da lei fomentando melhorias no policiamento comunitário, especialmente em bairros de minorias.

Uma das cláusulas mais controversas mudaria a "imunidade limitada" da polícia, abrindo mais o caminho para processos pelo uso excessivo de força.