Eleições 2022: Lula está à frente de Bolsonaro no 2º turno, aponta XP/Ipespe
Uma nova rodada de pesquisa sobre a corrida eleitoral apontou a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa ao Palácio do Planalto, e o petista numericamente à frente no segundo turno, mostrou pesquisa XP/Ipespe.
Na sondagem estimulada, Bolsonaro e Lula empatam no primeiro turno com 29% das intenções de voto cada um - na pesquisa anterior, do final de março, o ex-presidente mantinha os 29% enquanto o atual chefe do Executivo registrava 28%.
No segundo turno, Lula tem 42% e Bolsonaro 40% - antes o ex-presidente tinha os mesmos 42% e o atual, 38%.
Em outros cenários de segundo turno, Bolsonaro permanece em empate técnico, mas numericamente à frente de Ciro (39% a 38%), Moro (32% a 30%) e Luciano Huck (38% a 34%). Ele venceria Guilherme Boulos (PSOL) e João Doria (PSDB) por 40% a 31%. Em todos esses cenários, Bolsonaro teve oscilação positiva, dentro da margem de erro, em sua intenção de voto.
Um eventual segundo turno entre Lula e o ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro Sergio Moro também registra empate técnico, com 40% para o petista e 37% para o ex-juiz.
Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional de 4 a 7 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.
Lula foi beneficiado recentemente por decisões do Supremo Tribunal Federal que garantiram o retorno dos seus direitos políticos e ainda por Moro ter sido considerado parcial em um dos processos a que foi condenado e que o levou para a prisão por 580 dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.