PUBLICIDADE
Topo

Política

Conteúdo publicado há
1 mês

Eleições 2022: Lula está à frente de Bolsonaro no 2º turno, aponta XP/Ipespe

Lula e Bolsonaro - Amanda Perobelli/Reuters e Marcos Corrêa/Presidência da República
Lula e Bolsonaro Imagem: Amanda Perobelli/Reuters e Marcos Corrêa/Presidência da República

Ricardo Brito

11/05/2021 19h39Atualizada em 11/05/2021 19h42

Uma nova rodada de pesquisa sobre a corrida eleitoral apontou a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa ao Palácio do Planalto, e o petista numericamente à frente no segundo turno, mostrou pesquisa XP/Ipespe.

Na sondagem estimulada, Bolsonaro e Lula empatam no primeiro turno com 29% das intenções de voto cada um - na pesquisa anterior, do final de março, o ex-presidente mantinha os 29% enquanto o atual chefe do Executivo registrava 28%.

No segundo turno, Lula tem 42% e Bolsonaro 40% - antes o ex-presidente tinha os mesmos 42% e o atual, 38%.

Em outros cenários de segundo turno, Bolsonaro permanece em empate técnico, mas numericamente à frente de Ciro (39% a 38%), Moro (32% a 30%) e Luciano Huck (38% a 34%). Ele venceria Guilherme Boulos (PSOL) e João Doria (PSDB) por 40% a 31%. Em todos esses cenários, Bolsonaro teve oscilação positiva, dentro da margem de erro, em sua intenção de voto.

Um eventual segundo turno entre Lula e o ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro Sergio Moro também registra empate técnico, com 40% para o petista e 37% para o ex-juiz.

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional de 4 a 7 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.

Lula foi beneficiado recentemente por decisões do Supremo Tribunal Federal que garantiram o retorno dos seus direitos políticos e ainda por Moro ter sido considerado parcial em um dos processos a que foi condenado e que o levou para a prisão por 580 dias.

Política