Topo

Esse conteúdo é antigo

Democracia tunisiana enfrenta crise após presidente dissolver o governo

Tunísia entra em sua pior crise em uma década de democracia nesta segunda-feira após o presidente Kais Saied destituir o governo e suspender o Parlamento - Hasna/AFP
Tunísia entra em sua pior crise em uma década de democracia nesta segunda-feira após o presidente Kais Saied destituir o governo e suspender o Parlamento Imagem: Hasna/AFP

Tarek Amara e Angus McDowall

26/07/2021 11h34Atualizada em 26/07/2021 12h28

A Tunísia entrou em sua pior crise em uma década de democracia nesta segunda-feira, após o presidente Kais Saied destituir o governo e suspender o Parlamento, com a ajuda do Exército, uma medida denunciada como um golpe pelos principais partidos, incluindo os islâmicos.

Essa decisão acontece após meses de impasse e disputas que colocaram Saied, um político independente, contra o primeiro-ministro Hichem Mechichi e um Parlamento fragmentado, com a Tunísia cada vez mais afogada em uma crise econômica exacerbada pela pandemia de Covid-19.

O presidente do Parlamento, Rached Ghannouchi, líder do partido moderado islamita Ennahda, que teve um papel em sucessivas coalizões, criticou a medida como um ataque à democracia e convocou os tunisianos a irem às ruas em oposição.

Apoiadores e adversários do presidente atiraram pedras entre si no lado de fora do Parlamento na manhã desta segunda-feira, causando ferimentos —um homem pôde ser visto sentado na rua sangrando na cabeça. Os bônus em moeda forte da Tunísia despencaram.

O Exército, que ainda não comentou as medidas de Saied, deslocou-se ao palácio do governo em Kasbah e impediu funcionários de entrarem no prédio nesta segunda-feira. Tropas também cercaram o Parlamento e impediram a entrada de Ghannouchi.

Em um comunicado no fim de domingo, Saied evocou a Constituição para destituir Mechichi e um decreto para suspender o parlamento por 30 dias, dizendo que governaria ao lado de um novo premiê.

Mechichi —também um independente— estava em casa e não estaria detido, segundo uma fonte próxima a ele e duas fontes de segurança tunisianas.