Reino Unido diz que há evidências de que Putin está por trás de crimes de guerra
O Reino Unido disse nesta quinta-feira que há "evidências muito, muito fortes" de crimes de guerra cometidos na Ucrânia e que o presidente russo, Vladimir Putin, está por trás deles, mas não chegou a chamá-lo de criminoso de guerra.
Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou Putin de criminoso de guerra em comentários que o Kremlin disse serem "imperdoáveis".
Questionada se o Reino Unido estaria preparado para ecoar essas observações, a secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Truss, disse à rádio BBC:
"Há evidências muito, muito fortes de que crimes de guerra foram cometidos e que Vladimir Putin está por trás deles."
"Em última análise, é uma questão para o Tribunal Penal Internacional decidir quem é ou não é um criminoso de guerra, e para nós apresentarmos as provas."
G7 diz que autores de crimes de guerra serão responsabilizados
Em comunicado conjunto divulgado hoje, os ministros das Relações Exteriores do G7 alertaram que autores de crimes de guerra na Ucrânia, onde o exército russo é acusado de bombardear populações civis, deverão "prestar contas" à justiça internacional
"Os responsáveis por crimes de guerra, incluindo o uso indiscriminado de armas contra civis, serão incriminados", afirmou o documento.
*Com informações de AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.