UE vê alto risco de tráfico de crianças com fuga de 3,3 milhões de ucranianos pela guerra
A comissária de Imigração da União Europeia alertou nesta segunda-feira que crianças ucranianas correm o risco de serem alvos de tráfico humano enquanto fogem de seu país por causa da invasão russa.
Ylva Johansson disse em entrevista coletiva na Estônia que cerca de metade dos 3,3 milhões de ucranianos que fugiram para países da UE desde o início da guerra eram crianças, e a previsão é de que "muitos milhões mais" cheguem.
A Ucrânia tem um grande número de órfãos e crianças nascidas de mães de aluguel que não foram apanhadas por seus pais. Isso aumentou o risco de serem sequestradas ou se tornarem vítimas de adoções forçadas, disse ela.
"Há um enorme risco de crianças vulneráveis serem traficadas", declarou.
Ela observou que até agora havia poucas crianças desacompanhadas registradas nas fronteiras da UE e apenas alguns relatos de tráfico humano.
No entanto, forças policiais, ativistas e organizações de mulheres da Ucrânia sinalizaram alguns casos "alarmantes", disse ela, acrescentando que, em situações anteriores de imigração em massa, esses abusos eram comuns.
"Não devemos esperar até que tenhamos provas de muito tráfico, porque então pode ser tarde demais", afirmou Johansson, acrescentando que uma grande campanha de conscientização sobre esse risco tem que ser realizada imediatamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.