Conselho de Segurança da ONU, incluindo a Rússia, expressa preocupação com Ucrânia
O Conselho de Segurança da ONU, incluindo a Rússia, expressou nesta sexta-feira "profunda preocupação com a manutenção da paz e da segurança na Ucrânia" e apoio aos esforços do secretário-geral da ONU, António Guterres, de encontrar uma solução pacífica, no primeiro comunicado do órgão desde a invasão iniciada por Moscou.
Os comunicados do Conselho de Segurança são acordados por consenso. O breve texto adotado nesta sexta-feira foi escrito por Noruega e México.
"O Conselho de Segurança expressa profunda preocupação com a manutenção da paz e da segurança na Ucrânia", diz. "O Conselho de Segurança lembra que todos os Estados-Membros assumiram, sob a Carta das Nações Unidas, a obrigação de resolver suas disputas internacionais por meios pacíficos".
"O Conselho de Segurança expressa forte apoio às tentativas do secretário-geral de buscar uma solução pacífica", afirma o comunicado, que também pede que o líder da ONU, António Guterres, informe o conselho novamente no momento devido.
Guterres aprovou o apoio do conselho nesta sexta-feira, dizendo que "não pouparia esforços para salvar vidas, reduzir o sofrimento e encontrar um caminho para a paz".
Guterres se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, e com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev, na semana passada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.