Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Comissão Europeia encontra resistência para anunciar embargo ao petróleo russo

4.mai.2022 - Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala durante sessão plenária, em Estrasburgo, na França, para debater sanções econômicas à Rússia - Patrick Hertzog/AFP
4.mai.2022 - Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala durante sessão plenária, em Estrasburgo, na França, para debater sanções econômicas à Rússia Imagem: Patrick Hertzog/AFP

06/05/2022 18h25Atualizada em 06/05/2022 18h50

BRUXELAS, 6 MAIO (ANSA) - A Comissão Europeia estaria enfrentando dificuldades para chegar a um acordo sobre o sexto pacote de sanções contra a Rússia por sua invasão da Ucrânia devido ao bloqueio da Hungria em relação ao embargo gradual ao petróleo russo.

Segundo fontes europeias, apesar do "acordo geral ao sexto pacote de sanções" contra a Rússia apresentado pela Comissão Europeia, e da vontade política de aprová-lo, os 27 países-membros ainda não encontraram o equilíbrio certo no acordo.

As negociações enfrentam "resistência" por parte do embargo ao petróleo russo, dizem os relatos.

Em entrevista à rádio, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, disse que a proposta da Comissão Europeia para cortar drasticamente as importações de petróleo russo havia cruzado "uma linha vermelha".

O projeto prevê a paralisação das importações de petróleo da Rússia em um prazo de seis meses e de produtos refinados até o fim do ano. De acordo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Sberbank, o maior banco do país, também será punido e excluído do sistema Swift.

Os representantes permanentes voltarão a se reunir durante o próximo fim de semana, esperando aprovar o pacote antes de segunda-feira. A adoção de sanções da UE requer o voto unânime dos países-membros.