Putin faz piada sobre ser culpado por todos os problemas do mundo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, brincou nesta segunda-feira (23) que terá uma conversa séria com o Ocidente sobre afirmações de que ele é o culpado por todo o caos econômico semeado pelo conflito na Ucrânia e pelas sanções paralisantes impostas pelo Ocidente ao seu país.
A invasão da Ucrânia pela Rússia matou milhares e deslocou 14 milhões de pessoas, enquanto a tentativa do Ocidente de isolar a Rússia como punição e o bloqueio de Moscou aos embarques de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro fizeram aumentar os preços do petróleo, gás natural, grãos, óleo de cozinha e fertilizantes.
Em uma reunião televisionada no resort de Sochi, no Mar Negro, Putin disse ao presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que a economia da Rússia estava indo bem, apesar das sanções ocidentais.
Lukashenko afirmou que as sanções deram a ambos os países o impulso para se concentrar no autodesenvolvimento e que as elites do Ocidente estavam iludidas sobre as causas de seus problemas econômicos.
"Na economia, os agradecimentos são realmente a eles (no Ocidente), pois eles nos deram um grande impulso para nosso próprio desenvolvimento", disse Lukashenko a Putin, que sorriu e acenou com a cabeça.
"O que está acontecendo lá é que eles realmente subestimaram isso ao ler sua própria mídia. Eles têm inflação, mas a verdade é 'Putin é o culpado', 'Putin é o culpado por tudo'", disse Lukashenko.
Putin apertou os lábios e assentiu.
"Teremos uma conversa séria com eles", afirmou Putin com um sorriso forçado.
Lukashenko riu e disse "Sim".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.