Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin diz que reservistas são vitais para manter linha de frente na Ucrânia, mas serão liberados em breve

Tem havido crescente especulação de que Putin pode estar com problemas de saúde - EPA
Tem havido crescente especulação de que Putin pode estar com problemas de saúde Imagem: EPA

Da Reuters

14/10/2022 16h23Atualizada em 14/10/2022 17h02

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que a convocação de reservistas para lutar na Ucrânia, que foi criticada por alguns aliados do Kremlin, era vital para manter a linha de frente, mas será encerrada nas próximas semanas.

A Rússia conduziu uma ampla mobilização de reservistas para reforçar sua longa frente de batalha depois que a Ucrânia recuperou território nas últimas semanas. Moscou também ameaçou usar armas nucleares para defender territórios, incluindo quatro regiões da Ucrânia que a Rússia anexou no final do mês passado, mas não controla totalmente.

"A linha de contato é de 1.100 km, então é praticamente impossível mantê-la com forças compostas apenas por soldados contratados, especialmente porque eles participam de atividades ofensivas", disse Putin em entrevista coletiva ao final de uma cúpula no Cazaquistão, acrescentando que os convocados estavam sendo devidamente treinados.

Putin disse que não há planos para novos ataques de grande escala na Ucrânia "por enquanto", após o que Kiev disse ter sido o disparo de 100 mísseis russos nesta semana, principalmente em sua infraestrutura de eletricidade e aquecimento.

Foi o maior ataque aéreo da Rússia em um conflito de quase 8 meses que matou dezenas de milhares de pessoas.

"Não nos propusemos à tarefa de destruir a Ucrânia. Não, claro que não", disse Putin, descrevendo a guerra que começou em 24 de fevereiro como desagradável, mas dizendo que não se arrepende.

Nas próximas duas semanas, disse ele, a Rússia encerrará a mobilização dos reservistas, que foi criticada por alguns dos aliados nacionalistas linha-dura do Kremlin e levou milhares de russos a fugir para países vizinhos para evitar o serviço militar.

Ele também repetiu a posição do Kremlin de que a Rússia está disposta a manter negociações para encerrar o que chama de operação militar especial, embora tenha dito que as negociações exigirão mediação internacional se a Ucrânia estiver disposta a participar.

Desde o início de outubro, as forças ucranianas invadiram as linhas de frente da Rússia em seu maior avanço no sul desde o início da guerra, com o objetivo de cortar as linhas de abastecimento e rotas de fuga das tropas russas.