Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin diz que não há necessidade de novos grandes ataques na Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin  - Mikhail Klimentyev/SPUTNIK via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin Imagem: Mikhail Klimentyev/SPUTNIK via REUTERS

14/10/2022 11h34Atualizada em 14/10/2022 11h47

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que não há necessidade de novos grandes ataques contra a Ucrânia e que a Rússia não pretende destruir o país.

Putin afirmou em entrevista coletiva no final de uma cúpula no Cazaquistão que sua convocação de reservistas russos termina dentro de duas semanas e que não havia planos para uma nova mobilização.

Ele também repetiu a posição do Kremlin de que a Rússia está disposta a manter negociações, embora tenha dito que exigiria mediação internacional se a Ucrânia estivesse disposta a participar.

Tomados em conjunto, os comentários de Putin parecem sugerir uma ligeira suavização de seu tom à medida que a guerra se aproxima do fim de seu oitavo mês, após semanas de avanços ucranianos e derrotas russas significativas.

Mas Putin - que já disse estar pronto para usar armas nucleares para defender a "integridade territorial" da Rússia - também alertou para uma "catástrofe global" no caso de um confronto direto das tropas da Otan com a Rússia.

Ele falou depois de uma semana em que a Rússia realizou seus mais pesados ataques com mísseis contra Kiev e outras cidades ucranianas desde o início da invasão em 24 de fevereiro - uma ação que Putin disse ser uma retaliação por um ataque que danificou uma ponte russa para a Crimeia, anexada unilateralmente.

Ele disse que não há necessidade de grandes ataques agora porque a maioria dos alvos designados foi atingida.

A invasão da Rússia confrontou Putin com a crise mais profunda de seus 22 anos como líder da Rússia, já que até mesmo aliados leais do Kremlin atacaram as falhas de seus generais e a natureza caótica da mobilização.

Mas ele respondeu "não" quando perguntado se tinha algum arrependimento, dizendo que não agir na Ucrânia teria sido ainda pior.

"Quero que fique claro: o que está acontecendo hoje é desagradável, para dizer o mínimo, mas teríamos a mesma coisa um pouco mais tarde, só que em condições piores para nós, só isso. Então, estamos agindo corretamente e de forma oportuna."