Coreia do Norte está fornecendo projéteis de artilharia à Rússia, dizem EUA
Os Estados Unidos têm informações que indicam que a Coreia do Norte está fornecendo secretamente à Rússia um número "significativo" de projéteis de artilharia para a guerra na Ucrânia, disse o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, nesta quarta-feira.
Kirby disse em um briefing virtual que a Coreia do Norte está tentando ocultar as remessas canalizando-as através de países do Oriente Médio e Norte da África.
"Nossas indicações são de que a República Popular Democrática da Coreia está fornecendo secretamente e vamos monitorar para ver se as remessas são recebidas", disse Kirby, acrescentando que Washington consultará as Nações Unidas com relação à responsabilidade sobre os envios.
"Temos uma noção de para onde eles vão transferir esses projéteis", disse Kirby, mas ele se recusou a dar mais detalhes enquanto os EUA avaliam suas possíveis opções.
Kirby disse que a quantidade de projéteis não é insignificante, mas é improvável que mude a força ou o resultado da guerra. No entanto, eles ainda podem ser mortais para os ucranianos, disse ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.