Primeiro-ministro do Peru renuncia após Congresso recusar pedido de voto de confiança
O presidente do Peru, Pedro Castillo, aceitou a renúncia de seu primeiro-ministro e vai reformular o ministério mais uma vez, anunciou ele na quinta-feira, em meio a uma longa batalha entre os poderes Executivo e Legislativo.
O ex-primeiro-ministro Aníbal Torres, um fiel aliado de Castillo, desafiou o Congresso controlado pela oposição a um voto de confiança na semana passada. Mas o Congresso se recusou a realizar tal votação na quinta-feira, dizendo que as condições para isso não foram atendidas.
"Tendo aceitado a renúncia do primeiro-ministro, a quem agradeço por seu trabalho em nome do país, renovarei o gabinete", disse Castillo em uma transmissão nacional de televisão.
O desafio do voto de confiança visava pressionar o Congresso em meio às tensas relações entre os dois poderes.
Os parlamentares da oposição buscaram duas vezes destituir Castillo, mas não conseguiram derrubá-lo, embora tenham conseguido demitir vários ministros.
"Peço ao Congresso que respeite o estado de direito, os direitos do povo, a democracia e o equilíbrio dos poderes do Estado", acrescentou Castillo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.