Putin diz a Erdogan que Ucrânia deve aceitar perda de territórios para que haja diálogo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, hoje que a Rússia está aberta ao diálogo sobre o conflito na Ucrânia, mas Kiev terá que aceitar a perda de territórios reivindicados pela Rússia, de acordo com o Kremlin.
"Vladimir Putin reafirmou a abertura da Rússia a um diálogo sério, desde que as autoridades de Kiev cumpram os requisitos bem conhecidos e reiterados e levem em conta as novas realidades territoriais", afirmou o Kremlin.
Putin também "reconheceu o papel destrutivo do Ocidente, fornecendo armas em Kiev, providenciando informações e orientação", disse o Kremlin.
Os dois presidentes também discutiram uma série de questões energéticas, incluindo a criação de um centro de gás na Turquia e a construção da usina nuclear de Akkuyu, disse o Kremlin.
Erdogan e o presidente russo conversaram várias vezes desde que as forças russas invadiram a Ucrânia em fevereiro. A Turquia atuou como mediadora ao lado da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer um acordo que permitisse a exportação de grãos dos portos ucranianos.
De acordo com o Kremlin, Putin disse mais uma vez a Erdogan que todas as barreiras às exportações russas de alimentos e fertilizantes, que a Rússia vê como parte do acordo de grãos, devem ser dissolvidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.