Topo

Conteúdo publicado há
9 meses

EUA dizem ter matado líder do Estado Islâmico na Síria em ataque com drone

Avião não-tripulado dos Estados Unidos usado para matar líder do Estado Islâmico - Helena Owens / Força Aérea dos EUA
Avião não-tripulado dos Estados Unidos usado para matar líder do Estado Islâmico Imagem: Helena Owens / Força Aérea dos EUA

Adam Makary, Omar Abdel Razek e Suleiman al Khalidi

Reuters, no Cairo e em Amã

09/07/2023 14h12

O Comando Central dos Estados Unidos disse neste domingo que realizou um ataque de drone em 7 de julho que matou um líder do Estado Islâmico no leste da Síria.

Foram usados os mesmos drones MQ-9 no ataque que "mais cedo no dia foram perseguidos por aeronaves russas em um confronto que durou quase duas horas", disse em um comunicado.

"O Comando Central dos EUA realizou um ataque na Síria que resultou na morte de Usamah al-Muhajir, um líder do Estado Islâmico no leste da Síria", disse sem dar mais detalhes sobre al-Muhajir.

No ano passado, Washington intensificou ataques e operações contra supostos agentes do Estado Islâmico na Síria, matando e prendendo vários de seus líderes que se abrigaram em áreas sob controle rebelde apoiado pela Turquia após o grupo ter perdido seu último território na Síria em 2019.

A campanha liderada pelos Estados Unidos que matou o ex-chefe do Estado Islâmico Abu Bakr al Baghdadi, que havia se declarado o "califa de todos os muçulmanos", desde então tem como alvo os líderes que sobreviveram, muitos dos quais teriam planejado ataques no exterior.