Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã: avião sai da pista na aterrissagem e vai parar em avenida vizinha ao aeroporto

Avião da companhia aérea iraniana Caspian Airlines saiu da pista ao aterrissar no aeroporto de Bandar-e Mahshahr - Mostafa Gholamnezad/Isna/AFP
Avião da companhia aérea iraniana Caspian Airlines saiu da pista ao aterrissar no aeroporto de Bandar-e Mahshahr Imagem: Mostafa Gholamnezad/Isna/AFP

27/01/2020 11h37

Um avião da companhia aérea iraniana Caspian Airlines saiu da pista hoje ao aterrissar no aeroporto de Bandar-e Mahshahr, na região sudoeste do Irã. O aparelho, um McDonnel Douglas MD-83, transportava 135 passageiros e tripulantes. Todos saíram ilesos do acidente, de acordo com a TV estatal iraniana.

A TV estatal iraniana relatou que o piloto pousou tarde demais, o que levou o aparelho a sair da pista e ir parar em uma avenida adjacente ao aeroporto, em uma zona habitada.

Um jornalista da emissora, que estava a bordo da aeronave, declarou que o trem de pouso quebrou ao tocar a pista, e o avião escorregou "de barriga" até terminar a frenagem. A agência iraniana de aviação civil abriu uma investigação para apurar as causas do acidente.

Frota antiga

Com frequência, o governo iraniano acusa os Estados Unidos de colocar em risco o transporte aéreo civil no país, devido ao embargo comercial imposto à República Islâmica desde 1995. Há 24 anos as companhias aéreas locais estão impedidas de comprar aviões novos e importar peças de reposição, o que compromete a manutenção dos aparelhos.