Japão registra quase 50 casos de coronavírus em navio de cruzeiro
O navio de bandeira italiana Costa Atlântica estava ancorado para reparos no porto japonês de Nagasaki quando foi relatado um primeiro caso suspeito de Covid-19 entre a tripulação. Não há passageiros a bordo e os testes para a detecção do coronavírus começaram no início da semana, chegando a um total de 49 casos confirmados nesta quinta-feira (23).
O alerta foi dado às autoridades japonesas no último fim de semana, com a primeira suspeita entre os 623 tripulantes da embarcação que faz uma escala técnica no país asiático. A notícia gerou preocupação, especialmente nos hospitais de Nagasaki, onde equipes médicas e pacientes temem o risco de novas infecções.
Uma primeira série de testes do vírus foi realizada segunda-feira (20), resultando em um caso positivo. Outras 57 análises foram realizadas na quarta-feira (22), com 34 casos positivos. Os resultados de mais 66 novos testes foram conhecidos nesta quinta-feira, com 14 contaminações suplementares.
Um tripulante em estado grave foi levado para o hospital e colocado em respiração artificial. As autoridades japonesas esperam poder testar toda a tripulação até o fim da semana, com a realização de 200 a 300 testes nesta quinta-feira.
Trauma do Diamond Princess
O Costa Atlântica está ancorado no Japão para reparos desde fevereiro. O risco de uma nova fonte de contaminação em um navio de cruzeiro acontece menos de três meses após o caso emblemático do Diamond Princess, que ficou retido em quarentena no porto de Yokohama.
À época, o gerenciamento da crise gerou diversas críticas. Cerca de 3700 pessoas a bordo, entre passageiros e membros da tripulação, ficaram confinadas por várias semanas, com um saldo final de 700 infectados e 13 mortes.
Até recentemente "poupado" da pandemia de coronavírus, o Japão registra mais de 11.500 casos de contaminação e quase 300 mortes pela Covid-19, números que não levam em conta o balanço de vítimas do Diamond Princess. As autoridades japonesas decretaram estado de urgência no país até 6 de maio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.