Topo

Esse conteúdo é antigo

Dois dias após ataque terrorista em Nice, padre é baleado em Lyon, na França

Policiais vigiam local em que padre ortodoxo foi baleado; suspeito fugiu - Reprodução de vídeo nas redes sociais/REUTERS
Policiais vigiam local em que padre ortodoxo foi baleado; suspeito fugiu Imagem: Reprodução de vídeo nas redes sociais/REUTERS

31/10/2020 14h58Atualizada em 01/11/2020 11h04

Um padre ortodoxo de nacionalidade grega foi baleado com uma espingarda neste sábado (31) em Lyon, cidade no leste da França, por volta das 16h no horário local (12h em Brasília). O suposto autor dos disparos fugiu. O crime acontece apenas dois dias após um ataque terrorista em uma igreja no sul do país, quando um homem matou três pessoas, eles elas uma brasileira.

Segundo fontes próximas da investigação, o padre foi atacado quando se preparava para fechar a igreja e seu estado de saúde é grave. O tiro teria sido dado dentro do templo, mas não havia culto no momento do ataque. O religioso de 52 anos foi atingido por dois disparos. A arma não foi encontrada e, segundo as primeiras informações, o autor teria fugido.

O prefeito de Lyon, Grégory Doucet, foi imediatamente para o local. Em Paris, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, acionou uma célula de crise.

"Vocês podem contar com a inteira determinação do governo para permitir que cada um possa praticar seu culto em segurança e liberdade. Nossa vontade é forte e nossa determinação não se enfraquecerá. É a honra da França, é a honra da República", reagiu o primeiro-ministro, Jean Castex.

Se os membros do governo reagiram tão rapidamente, antes mesmo da polícia se exprimir, é porque o ataque de Lyon ocorre apenas dois dias após o atentado na Basílica de Notre-Dame de Nice, onde um jovem jihadista armado com uma faca assassinou três pessoas, entre eles a brasileira Simone Barreto Silva.

Após o ataque em Nice na quinta-feira (29), as autoridades elevaram o alerta antiterrorista ao nível máximo e aumentaram de 3 mil para 7 mil o número de soldados destacados no país para proteger escolas e lugares de culto.

No entanto, o governo permitiu que os locais de culto ficassem abertos até segunda-feira (2) para celebrar o Dia de Todos os Santos, antes de fecharem as portas mais uma vez devido ao novo confinamento para conter a Covid-19.

(Com informações da AFP)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que era informado no texto, a cidade de Lyon fica no leste da França, não no sudoeste. A informação foi corrigida.