Presidente da Argentina admite festa clandestina e oposição pede 'impeachment'
A divulgação de uma fotografia na qual Alberto Fernández festeja o aniversário da primeira-dama, Fabiola Yañez, quando regia uma proibição de reuniões sociais no contexto da pandemia, deixa o presidente exposto a um processo penal, ao desgaste político e a uma eventual destituição.
Encurralado pela aparição de uma foto que evidenciou uma festa de aniversário clandestina na residência oficial, o presidente Alberto Fernández não teve mais remédio a não ser admitir a reunião social que antes tinha negado. Porém, quando havia a expectativa no país de um pedido de desculpas e até de uma autodenúncia na Justiça, Alberto Fernández minimizou a violação das regras de isolamento social e optou por concentrar a culpa na sua mulher.
"Lamento o que aconteceu. Não vai voltar a acontecer", limitou-se a dizer o presidente, confrontado com a flagrante infração do decreto por ele mesmo assinado, que proibia as reuniões e a circulação enquanto obrigava o uso de máscaras e o distanciamento social.
"Fabiola (Yañez, primeira-dama) convocou uma reunião para um brinde com os amigos que não deveria ter feito. Definitivamente, percebo que não deveria ter feito", alegou Alberto Fernández em relação à festa de aniversário da qual participou.
"Não é de um cavalheiro culpar a sua esposa. Não foi um descuido. O presidente não explicou por que mentiu aos argentinos ao negar as reuniões sociais e entrou mais no seu próprio labirinto", criticou o deputado Mario Negri, líder da oposição na Câmara e um dos autores do pedido de impeachment.
"Um pedido de desculpas para um delito não teria sido suficiente. Mesmo assim, o presidente só disse que lamentava como se isso fosse suficiente", acrescentou o deputado opositor Facundo Suárez Lastra.
Desigualdade perante a lei
A fotografia, do dia 14 de julho de 2020, aniversário da primeira-dama, Fabiola Yañez, revela uma festa clandestina e sem medidas de proteção. Na imagem, aparecem 11 pessoas, além da que tirou a foto, em volta de uma mesa com jantar, bolo de aniversário e champanhe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.