Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Arthur do Val: The Guardian e mídia internacional repercutem áudios sexistas do deputado

O jornal britânico The Guardian britânico repercutiu as falas de Arthur do Val - Reprodução/The Guardian
O jornal britânico The Guardian britânico repercutiu as falas de Arthur do Val Imagem: Reprodução/The Guardian

Da RFI, com colaboração do UOL*

06/03/2022 08h13Atualizada em 06/03/2022 15h06

Agências de notícias internacionais retransmitiram a repercussão, no Brasil, dos comentários sexistas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) a respeito das refugiadas ucranianas. Imprensa do Reino Unido, França e da Suíça, além da latino-americana, noticiaram o conteúdo dos áudios.

O jornal britânico The Guardian britânico repercutiu as falas de Arthur do Val em uma matéria com o título: "Comentários machistas de político brasileiro sobre refugiados ucranianos provocam indignação".

"Um proeminente membro da direita brasileira está enfrentando pedidos de renúncia depois que ele foi exposto em mensagens de áudio vazadas fazendo uma sucessão de comentários insensíveis e misóginos sobre refugiados ucranianos durante uma missão supostamente humanitária ao país recentemente invadido", começa o texto do The Guardian.

"'Elas são fáceis porque são pobres': no Brasil, um deputado é criticado por comentários machistas na Ucrânia", diz a matéria publicada no jornal conservador Le Figaro, um dos principais da França. O texto explica que o deputado de direita teve áudios de WhatsApp vazados na sexta-feira (4), depois de presenciar o conflito na Ucrânia - para onde viajou no começo da semana passada para, segundo ele, ajudar o exército ucraniano.

"Os internautas começaram a olhar de outra forma para essa viagem insólita de um parlamentar brasileiro em plena zona de conflito" após a divulgação e a transcrição dos áudios, relata a matéria, baseada na agência AFP.

O deputado afirmou que "nunca viu nada parecido em termos de 'mina' bonita" quanto "na fila das refugiadas" ucranianas, entre outros comentários desrespeitosos às mulheres que fogem da guerra. As falas resultaram "numa avalanche de críticas", aponta o texto no Figaro, antes de explicar que deputados de esquerda solicitarão a cassação do mandato de "Mamãe Falei" à Comissão de Disciplina da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Outros veículos franceses, como as emissoras CNews e RTL, também publicaram a reportagem sobre o escândalo.

Candidatura "no ar"

Na Suíça, o site swissinfo publicou reportagem da agência espanhola EFE sobre o caso, ressaltando que o "deputado brasileiro admite mensagens sexistas e deixa candidatura [ao governo de São Paulo] no ar". O texto informa que, diante da repercussão negativa, neste sábado Arthur publicou um vídeo nas redes sociais no qual reconhece que os áudios são "indecentes, machistas", e "não a postura que esperam de mim".

A reportagem informa que Arthur "comparou as filas de refugiadas com as das discotecas no Brasil, manifestou que voltará à Ucrânia 'quando passar essa guerra', entre outras afirmações com palavras grosseiras e conotação sexista". O texto também foi publicado na imprensa latino-americana, como no La Republica, do Peru, e no El Sol, da Argentina.

*Com colaboração do UOL