'Nosso coração está em Belém', diz o papa Francisco em missa de celebração do Natal
"Nosso coração esta noite está em Belém", afirmou neste domingo (24) o papa Francisco, no momento em que a cidade da Cisjordânia onde nasceu Jesus, segundo a tradição cristã, celebra uma véspera de Natal ofuscada pela guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
"Nosso coração, esta noite, está em Belém, onde o Príncipe da Paz continua sendo rejeitado pela lógica perdedora da guerra, com o rugido das armas que hoje também impedem que Ele encontre abrigo no mundo", expressou o pontífice argentino durante a missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Cerca de 6.500 fiéis, segundo o Vaticano, assistiram à missa celebrada pelo papa na presença de líderes religiosos e do corpo diplomático, enquanto centenas de outros a acompanharam em telões instalados no exterior da praça São Pedro.
Meca do cristianismo, a cidade de Belém - onde Cristo nasceu segundo a tradição - foi abandonada este ano pelos peregrinos e cancelou a maioria das celebrações do Natal devido à guerra.
Domingo ao meio-dia, durante a oração semanal do Angelus, o chefe da Igreja Católica já tinha mencionado o conflito na Faixa de Gaza onde o exército israelense intensificou os seus bombardeiros no sul do território, no domingo.
"Estamos próximos dos nossos irmãos e irmãs que sofrem com a guerra: pensemos na Palestina, em Israel, na Ucrânia", disse ele.
"Com esta situação atual, penso que é importante ouvir uma voz que nos diga: 'por favor parem com a guerra, sejam mais pacíficos'. Estamos no século XXI, é uma coisa terrível", disse Filipa Sousa, 20 anos, turista do Porto, que assistiu à missa na Praça de São Pedro, à AFP.
O jesuíta argentino pronunciará a sua tradicional bênção "Urbi et Orbi" ("À cidade e ao mundo") na segunda-feira às 12h (8h no horário de Brasília), durante a qual tradicionalmente dá uma visão geral dos conflitos no mundo.
(*Com informações da AFP)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.